Animações e Psiquiatria

Animações e Psiquiatria
Os filmes infantis de animação têm trazido com freqüência personagens com transtornos psiquiátricos.
O mais representativo deles, e na minha opinião o melhor filme, é “Procurando Nemo”. O filme é um verdadeiro compêndio de psiquiatria, mostra pacientes com transtornos diversos de uma forma divertida e leve. A mais famosa é a Dory, uma peixinha que tem amnésia e provoca boas risadas durante o filme por não se lembrar pra onde está indo, nem com quem está.
O pai do Nemo sofre de transtorno de estresse pós traumático após ter sofrido uma triste situação com sua esposa e seus filhos, que foram devorados. Desse fato, restou apenas o Nemo, que acaba sendo criado de uma forma super protetora pelo pai. Desde o episódio do ataque, o pai não ultrapassa mais aqueles limites do território.
O tubarão viciado em comer peixe é uma alegoria dos alcoólatras. Ele tenta parar e freqüenta uma sociedade que funciona de forma idêntica aos alcoólicos anônimos.
A sobrinha do dentista que tem o aquário é uma verdadeira sádica e sua diversão é destruir os animais que possui, ao invés de cuidar deles.
Madagascar: a Girafa faz um personagem hipocondríaco e com a personalidade ansiosa.
Sem Floresta: o Esquilo tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Chapeuzinho Vermelho: o Esquilo também tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Selvagem: o Leão sofre de um transtorno de estresse pós-traumático adquirido na infância e não consegue enfrentar seus medos quando chega a floresta de verdade.
É interessante notar que essa freqüência aumentada de personagens com TDAH, corresponde ao período de aumento da freqüência deste diagnostico nas crianças dos EUA, se tornando um diagnostico freqüente e bem conhecido pelos americanos
.

Submarino

2 respostas para Animações e Psiquiatria

  1. Wal disse:

    O aumento de casos de ADHD (TDA) tem aumentado nos Estados Unidos ou qualquer crianca um pouco mais “inquieta” esta sendo diagnosticada com o tal transtorno. Ate o Phelps foi diagnosticado quando crianca, talvez por isso seja tao bom nadador, sua energia foi sublimada na natacao.

    E muito engracado constatar que nos desenhos animados sempre tem um bichinho bastante agitadinho, o burrinho do Shrek seria outro exemplo.

  2. euferbr disse:

    É mesmo, o Burrinho seria um exemplo,eu estava pensando em outros filmes mesmo,legal!
    Vou escrever depois algo maior sobre as animaçoes…..valeu pelo comentario
    Fer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: