Animações e Psiquiatria

Animações e Psiquiatria
Os filmes infantis de animação têm trazido com freqüência personagens com transtornos psiquiátricos.
O mais representativo deles, e na minha opinião o melhor filme, é “Procurando Nemo”. O filme é um verdadeiro compêndio de psiquiatria, mostra pacientes com transtornos diversos de uma forma divertida e leve. A mais famosa é a Dory, uma peixinha que tem amnésia e provoca boas risadas durante o filme por não se lembrar pra onde está indo, nem com quem está.
O pai do Nemo sofre de transtorno de estresse pós traumático após ter sofrido uma triste situação com sua esposa e seus filhos, que foram devorados. Desse fato, restou apenas o Nemo, que acaba sendo criado de uma forma super protetora pelo pai. Desde o episódio do ataque, o pai não ultrapassa mais aqueles limites do território.
O tubarão viciado em comer peixe é uma alegoria dos alcoólatras. Ele tenta parar e freqüenta uma sociedade que funciona de forma idêntica aos alcoólicos anônimos.
A sobrinha do dentista que tem o aquário é uma verdadeira sádica e sua diversão é destruir os animais que possui, ao invés de cuidar deles.
Madagascar: a Girafa faz um personagem hipocondríaco e com a personalidade ansiosa.
Sem Floresta: o Esquilo tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Chapeuzinho Vermelho: o Esquilo também tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Selvagem: o Leão sofre de um transtorno de estresse pós-traumático adquirido na infância e não consegue enfrentar seus medos quando chega a floresta de verdade.
É interessante notar que essa freqüência aumentada de personagens com TDAH, corresponde ao período de aumento da freqüência deste diagnostico nas crianças dos EUA, se tornando um diagnostico freqüente e bem conhecido pelos americanos
.

Submarino

2 Responses to Animações e Psiquiatria

  1. Wal disse:

    O aumento de casos de ADHD (TDA) tem aumentado nos Estados Unidos ou qualquer crianca um pouco mais “inquieta” esta sendo diagnosticada com o tal transtorno. Ate o Phelps foi diagnosticado quando crianca, talvez por isso seja tao bom nadador, sua energia foi sublimada na natacao.

    E muito engracado constatar que nos desenhos animados sempre tem um bichinho bastante agitadinho, o burrinho do Shrek seria outro exemplo.

  2. euferbr disse:

    É mesmo, o Burrinho seria um exemplo,eu estava pensando em outros filmes mesmo,legal!
    Vou escrever depois algo maior sobre as animaçoes…..valeu pelo comentario
    Fer

Deixe um comentário