Olimpíadas e cinema

 

Já que estamos em tempo de olimpíadas, resolvi escrever sobre um dos filmes mais importantes de olimpíadas: ”Olympia”(1938), de Leni  Riefenstahl.

O filme foi realizado sob encomenda da cúpula nazista, que pretendia divulgar para o mundo o sucesso de seu regime. Foi filmado durante os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim

O filme é dividido em duas partes: Glória do Povo e Glória da Beleza.  A diretora não se preocupou em seguir ordem cronológica ou estatísticas das premiações, seu foco foi estético. Os corpos dos atletas eram mostrados como esculturas, obras-primas e seus movimentos como uma dança. Hitler e seus assessores estavam o tempo todo em cena, perto dos atletas.

Os ideais de beleza e perfeição da raça ariana estão presentes no filme, embora Leni Riefenstahl tenha sempre negado que o filme defendesse alguma forma de ideologia.

Leni  Riefenstah foi a diretora mais importante do cinema nazista, sendo também responsável pelo filme “Triunfo da Vontade” (1935), que é um documentário sobre o Congresso de Nuremberg de 1934.

Abaixo um trecho do filme “Olympia”

 Submarino

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: