Top 10 filmes sobre a África

Neste texto, pretendo reunir 10 filmes sobre a África.

Os temas tratados por esses filmes são principalmente fome, pobreza, racismo, apartheid, tráfico de armas, tráfico de diamantes, sequestro de crianças, milícias de crianças, indústria farmacêutica, ditadura, genocídio, conflitos étnicos, violência e guerra civil.

Os filmes são:

1) Hotel Ruanda-Hotel Rwanda,(EUA / Itália / África do Sul)  2004

Um gerente de Hotel de luxo em Ruanda, durante o conflito ente tutsis e hutus, consegue salvar milhares de vidas, permitindo que as pessoas fiquem no hotel. Baseado numa história verídica.

 

 

 

 

2) O Senhor das Armas-Lord of

Technorati Marcas: ,,,,,,

War (EUA)  2005

Traficante de armas, sem o menor escrúpulo, fornece armamentos para milícias africanas, contribuindo para guerras civis e violência.

 

 

 

 

 

3) O Jardineiro Fiel -The Constant Gardener (EUA) 2005

Diplomata tem sua esposa assassinada e decide descobrir o verdadeiro motivo. Se envolve numa intriga com poderosas empresas farmacêuticas.

 

 

 

 

 

4) Diamante de Sangue -Blood Diamond (EUA)  2006

Homem tem seu filho seqüestrado pela milícia para ser treinado para matar e vai em busca dele. O filme mostra o tráfico de diamantes em Serra Leoa e as conseqüências dele.

 

 

 

 

 

5) Crianças Invisíveis – All the Invisible Children ( Itália)  2005

Documentário que mostra a situação de crianças em vários países, inclusive no Brasil. São mostradas as crianças na África que sofrem seqüestro e lavagem cerebral para se tornarem assassinos para as milícias.

 

 

 

6) Amor sem Fronteiras – Beyond Borders( EUA)  2003

Mulher da alta sociedade conhece um médico idealista e se apaixona por ele. O primeiro acampamento mostrado fica na África. O filme mostra os próprios africanos que roubam doações de alimentos e remédios dos civis para alimentar as milícias.

 

 

 

7) Um Herói do Nosso Tempo- Va, Vis et Deviens (França / Bélgica / Israel / Itália) 2005

Menino negro se passa por judeu para ser levado a Israel e ter condições de sobreviver. Na época, o país estava resgatando os judeus negros da em situação de miséria. Mesmo entre os judeus, existe o preconceito pelo fato dele ser negro.

 

 

 

8) O último Rei da Escócia –  The Last King of Scotland(Inglaterra) 2006

Jovem escocês recém formado em Medicina decide partir numa aventura e  trabalhar em Uganda. Acaba conhecendo por acaso o ditador Ide Amim, que acaba simpatizando com ele. O jovem passa a freqüentar festas e a alta sociedade e não faz idéia do que é capaz o ditador.Baseado numa história rea

 

9) Infância Roubada – Tsotsi(África do Sul / Inglaterra) 2005

Jovem rouba carro e só depois percebe que tem um bebê dentro. Ele leva a criança para uma moça que ele mal conhecer cuidar e começa a se apegar a criança.

 

 

 

 

 

10) Um Grito de Liberdade – Cry Freedom( Inglaterra) 2007

Filme sobre o apartheid na África do Sul, mostra a amizade entre um líder negro Stephen Biko e um jornalista branco. Baseado em uma história real.

 

 

 

 

Esses são alguns dos filmes que abordam as temáticas africanas, embora existam outros bons também. Pretendo fazer uma segunda parte deste post, com os filmes que faltaram aqui. Acabei lembrando de diversos filmes.

Esses filmes podem ser utilizados por educadores nas escolas para ilustrar os diversos temas que abordam.

Comente! Sua opinião é importante.

About these ads

25 respostas para Top 10 filmes sobre a África

  1. Fernando disse:

    Hummm, uma psiquiatra que escreve… Linkarei você e acompanharei seu trabalho. Beijo!

  2. fabiana disse:

    gostaria muito de encontra um filme que se passa na africa de um menino que se perde do pai depois sobe em um caminhao e quando ele ver um veado ele coloca um oau na cabeça ele e muito antigo queria muito saber o nome

  3. Anderson disse:

    o nome do filme é o os deuses devem estar loucos exelente filme..
    espero ter ajudado abrç….

  4. daise disse:

    fabiana também esta louca atras desse filme ele é muito bom engrassado e emocionante ao mesmo tem
    anderson vc esta de parabens esse nome é procurado por todos brasileiros que gotam de um bom filme agora xau vou asisti-lo bjs se cuida valeu

  5. Puba disse:

    Outro que vale a pena ver é o filme “Shooting Dogs” (2005). Baseado em fatos reais, conts s história de um padre que abrigou perseguidos durante o genocídio em Ruanda.

  6. [...] site http://cinemanet.wordpress.com/2008/09/02/top-10-filmes-sobre-a-africa/ traz 10 vídeos interessantes sobre temas que abordam a problemática africana. Vale a pena entrar [...]

  7. [...] conhecer um pouco, sobre os mesmos, através do endereço http://cinemanet.wordpress.com/2008/09/02/top-10-filmes-sobre-a-africa/. Share this:TwitterFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso [...]

  8. Vanessa disse:

    Gostaria muito de saber como onde posso encontrar o filme hotel Ruanda… Gostaria muito de ver

  9. Fábio Campos disse:

    Há um filme que se passa na África, cujo o nome me falta à memória, com o papel principal sendo interpretado pelo mesmo ator que fez o Leônidas, em 300. O filme é muito bom.

    • Eleucione disse:

      O titulo do filme é o Rebelde salvador (Machine Gun Preacher), é um filme muito bom conta a história de um drogado e alcoólico Sam Childers que se converte no cristianismo e dedica-se a ajudar crianças no sul do sudão. Espero ter ajudado

  10. emidio disse:

    queria saber sobre um filme
    tipo um abrigo na africa que tinha um padre
    umas pessoas e os rebeldes queriam matar essas pessoas
    que esperavam a ONU para cuidar deles
    mas a ONU so busca os turistas e tem um joven que ajuda umas criancas fugirem
    obrigado

  11. Raul Alves disse:

    estou procurando um filme a qual um homem ajuda algumas crianças na africa e depois aparece ele fazendo bagunça em uma festa da alta sociedade e ele fala que eles são corruptos e tals e o povo da festa ri alguém sabe qual e???

  12. Ana Paula disse:

    eu gostaria de saber um fime que passa na africa onde uma tribo é invadida, matam os pais das crianças,( fazem uma menina matar o pai e a mae ou entao ela morreria) e ela passa a fazer parte desse grupo que é contra o governo… porem ela se apaixona por um menino e foge com ele!

  13. drikacs disse:

    “Os temas tratados por esses filmes são principalmente fome, pobreza, racismo, apartheid, tráfico de armas, tráfico de diamantes, sequestro de crianças, milícias de crianças, indústria farmacêutica, ditadura, genocídio, conflitos étnicos, violência e guerra civil.”

    Quem procura sem saber o suficiente acha que a África e a produção cinematográfica dela e sobre ela se resumem a isso… uma pena a seleção dos filmes ter seguido esse critério. :(

  14. Jonny disse:

    Gostaria de saber qual o titulo do filme que conta a historia do inicio do aparthaid, o menino perde a mae e sai da fazendo onde morava, vai para um reformatorio onde sofre discriminação racial, e no desenrolar da historia tem uma musica que ele ensaia com os negros dentro da prisão onde se encontrava..a musica é “Aya Ngena”.

  15. Cristiane Santos disse:

    O nome deste filme é Um jovem de coragem.

  16. Cristiane Santos disse:

    Sou professora do ensino médio e gostaria que alguém me indicasse um filme que retrate a cultura e as organização politicas no continente africano.

  17. Eliane disse:

    Gostaria de rever um filme de um médico que trb na África cuidando de pessoas,é um filme muito triste,mas ao mesmo tempo bonito.nao lembro muito
    mas o ator era o mesmo de Ghost

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: